Como encontrar um contador para médicos!

Como encontrar um contador para médicos!

Tempo de leitura: 10 minutos

11/03/2022

Você já reconheceu a importância da contabilidade, mas ainda não encontrou o profissional ideal para cuidar do seu consultório? Realmente, encontrar um contador para médicos pode ser um desafio e tanto, mas neste artigo mostraremos o caminho.

O profissional médico, após concluir a formação acadêmica, tem a autonomia para escolher qual tipo de trabalho irá adotar:

-ser funcionário CLT;

-ser prestador de serviços autônomos;

-ou abrir uma empresa na área da saúde (PJ Médica).

Para as duas últimas possibilidades, ter respaldo contábil é garantia de prevenir prejuízos e ter lucros melhores. Não à toa, para isso é preciso contar com apoio de profissionais habilitados, que tenham condições reais de oferecer um serviço preciso e personalizado.

Neste artigo abordaremos a importância da contabilidade médica, o papel do contador no sucesso da clínica e os caminhos que vão conectar você com os profissionais realmente especializados.

Saiba, antes de tudo, que a sua busca por um bom profissional é fator fundamental para a garantia da solidez do seu projeto profissional.

Descubra então como encontrar um contador para médicos na leitura a seguir!

A importância da contabilidade médica

A contabilidade médica é uma ferramenta importantíssima para o sucesso de consultórios e clínicas de saúde. É ela quem planeja, controla e analisa todos os processos tributários, fiscais e financeiros.

Pensar na relevância desse serviço é considerar diretamente a sustentabilidade da clínica, seu status junto às legislações vigentes e os resultados financeiros ao final de cada ciclo.

A contabilidade médica nada mais é do que o serviço contábil aplicado às particularidades do segmento da medicina.

Entre os serviços incorporado na contabilidade médica, podemos destacar:

-abertura de CNPJ;

-planejamento tributário;

-declaração do Imposto de Renda;

-gestão financeira;

-organização de taxas a pagar;

-entre outros.

Para quem escolheu a medicina como projeto de vida, delegar atribuições contábeis aos profissionais da área é amenizar de si mesmo a necessidade de ligar com burocracias e atividades não correlatas à área de formação.

Isso representa uma melhor dedicação aos pacientes atendidos, aos estudos de capacitação e à promoção dos serviços prestados.

A contabilidade médica existe para que os profissionais da área estejam bem orientados, alinhados ao que se exige legalmente e preparados para investir e lucrar em seu consultório.

O papel do contador na gestão de consultório

O papel do contador na gestão de um consultório médico é estratégico e especializado.

O profissional estará empenhado em acompanhar todo o processo de regularização da clínica, a gestão de taxas e tributos a pagar, além de encaminhar o processo de declaração ao Leão da Receita Federal.

Veja em detalhes as atribuições deste profissional logo abaixo:

Abertura de CNPJ

A abertura e regularização de clínicas médicas é um processo extremamente burocrático. É nesse cenário de papeladas e pagamentos necessários que o contador para médicos surge como solução.

O profissional se empenha na abertura do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e consequentemente atua na definição do formato tributário do consultório, o tipo empresarial da clínica, organiza as taxas necessárias a pagar e formaliza então o empreendimento.

Isso é essencial para que os profissionais não se rendam à informalidade. Especialmente à classe médica, transmitir maturidade, responsabilidade e competência é exigência indiscutível para prospectar pacientes e cuidar deles da forma correta.

A abertura de CNPJ representa um passo importante para o reconhecimento do consultório e adequação à legislação, seja em esfera municipal, estadual ou federal.

Planejamento tributário

O planejamento tributário é uma das atividades mais importantes exercidas pelo contador para médicos.

Ele dá previsibilidade dos custos tributários, antecipando quais serão os pagamentos necessários, e permite que o profissional médico se organize de uma melhor forma.

Não conseguir mensurar a carga tributária do consultório pode pegar o profissional de surpresa, impedindo que investimentos sejam remanejados, adiados ou até cancelados, para que se cumpra a legalidade fiscal.

Sem um planejamento tributário, o médico corre o risco de pagar tributos dispensáveis, gastando além do que realmente precisa para manter a regularização da clínica.

Gestão tributária

Enquanto o planejamento tributário prevê e organiza todas as necessidades de pagamento do consultório, a gestão tributária assegura a execução do plano a fim de manter a clínica em dia com suas responsabilidades fiscais.

Na gestão tributária, o contador para médicos se dedica em gerenciar as guias de pagamento e orientar o profissional da saúde sobre os prazos e métodos mais estratégicos.

Esse serviço é importante para assegurar que nenhuma taxa ou tributo fique para trás. Isso pode prejudicar, e muito, o funcionamento da clínica, por isso se faz necessária sua gestão aplicada.

Controle de caixa

Entre os serviços do contador para médicos, está também a necessidade de controle de caixa.

Como dito já anteriormente, está no rol de atividades deste profissional a garantia da saúde financeira do negócio.

Isso acontece, sobretudo, pelo planejamento financeiro e a gestão precisa de entradas e saídas, o que também podemos denominar de controle de fluxo de caixa.

Essa atividade exige que sejam registrados minuciosamente todas as retiradas e entradas no caixa da clínica, propiciando total controle sobre o movimento financeiro da clínica médica.

Mas, por que o controle de caixa é importante? Bom, a resposta é simples:

-garante a organização das transações financeiras;

-dá dimensão de custos e receitas;

-embasa o planejamento de investimentos;

-garante precisão na hora de realizar as declarações necessárias;

-otimiza gastos desnecessários;

-entre outros.

Gestão de investimentos

O contador para médicos também se envolve na gestão de investimentos. Isso porque esse profissional está diretamente envolvido nos procedimentos que podem transformar o status do negócio.

Por exemplo, ao aplicar recursos em fundos de investimento, o capital social da empresa poderá ser alterado.

Outro caso onde o contador para médicos pode ser essencial é na ampliação da equipe. Se este for o caso do profissional médico, ter mais de um colaborador vai exigir a mudança no tipo empresarial da clínica.

Enfim, em diversas situações que implicam investimentos, seja de natureza financeira, humana ou patrimonial, o contador para médicos representa um suporte estratégico para a melhor tomada de decisão.

Escrituração contábil

A escrituração contábil é uma estratégia de gestão de patrimônio que se baseia em todos os registros cronológicos dos processos contábeis que ocorrem em um consultório.

O principal objetivo que orienta essa técnica é a capacidade de permitir que a clínica médica consiga controlar seu patrimônio de forma a aprimorar e contribuir para a gestão do empreendimento.

Na prática, o contador para médicos monitora cada operação realizada pela sua clínica. Afinal, elas geram efeitos no patrimônio que precisam ser considerados. Isso inclui as compras, vendas, empréstimos ou recebimentos de pacientes.

A gestão patrimonial se dá a partir desses registros, possibilitando que o seu negócio esteja sempre em dia com o Fisco.

Declaração do Imposto de Renda

A Declaração do Imposto de Renda é um procedimento indispensável na contabilidade médica.

Anualmente, esses profissionais e empresas de saúde precisam demonstrar ao Governo Federal a quantidade e origem de receitas recebidas. Além disso, a Receita Federal também busca acompanhar a evolução patrimonial por meio do imposto de renda.

O objetivo do Imposto de Renda é de fato determinar, como o próprio nome já diz, o tributo sobre a renda dos brasileiros. Basicamente, é o imposto sobre o quanto você ganhou durante o ciclo de um ano.

Após a declaração, o sistema da Receita Federal avalia o quanto o contribuinte pagou em tributos. Caso haja pendências é preciso pagar uma taxa de quitação.

Já para o caso de sua declaração ser precisa, talvez você não precise pagar nada mais, ou até receber a devolução de tributos pagos de forma excedente. É o que chamamos de restituição do imposto de renda.

A declaração ocorre sempre no segundo trimestre. A Receita Federal disponibiliza uma plataforma para que sejam lançadas todas as declarações.

O processo pode ser feito pelo próprio contribuinte, mas a burocracia e complexidade estimula a contratação de um contador.

O profissional da contabilidade possui domínio deste processo, o que facilita a declaração e evita que erros comprometam a integralidade do procedimento, prevenindo inconsistências e prejuízos financeiros.

Por que é importante contar com profissional especializado?

Se você já chegou aqui, provavelmente conseguiu compreender a importância de investir na contabilidade do seu consultório médico. Mas, por que contar com um serviço especializado é mais vantajoso do que o formato tradicional?

Basicamente, a contabilidade especializada se propõe a ir além dos padrões comuns de atendimento. O contador para médicos é um profissional antenado aos desafios e particularidades do segmento, e assim conseguirá oferecer um serviço personalizado.

Médicos possuem uma agenda de trabalho diferenciada, o que pode em alguns momentos impedir encontros em horário comercial. Adaptar o atendimento e o deadline de respostas para a agenda médica é uma das vantagens de um contador especializado.

Outro fator importante a ser considerado é o domínio que o contador para médicos possui das particularidades da gestão de consultórios e clínicas.

Conhecer a fundo o funcionamento de plantões e as práticas de unidades hospitalares, convênios, e outros tomadores de serviço será fundamental para que o processo contábil se aplique de forma estratégica e funcional.

Assim, o contador para médicos terá capacidade de lidar com as particularidades na emissão de Notas Fiscais para clínicas, consultórios e prestadores de serviço médico, além de gerenciar de forma hábil as deduções do Imposto de Renda.

Outra contribuição importante do contador para médicos é o relacionamento constante e direto com os conselhos regionais de medicina.

Onde encontrar um contador para médicos?

Reunindo profissionais altamente capacitados, o escritório da Alpha Consultores Associados oferece todo o suporte necessário para que o profissional médico esteja amparado nas burocracias contábeis e consiga exercer com autonomia e tranquilidade sua função por formação.

A contabilidade médica é sem dúvida uma das áreas contábeis mais exigentes. Não é à toa. O segmento lida diretamente com a vida humana, e ter o cumprimento de regras contábeis é essencial para a prestação de um serviço médico qualificado.

Aposte em quem já possui experiência nesse segmento.

Se você procura por uma contabilidade consultiva, consulte a Alpha Consultores Associados uma empresa de contabilidade em campinas há 30 anos, atendendo com excelência nossos clientes, estamos à sua disposição, entre em contato conosco contato@alphacontabil.com.br

Fonte: Conta Dr.

Por: Leonardo Grandchamp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.