Mulheres se destacam no empreendedorismo e tecnologia

Mulheres se destacam no empreendedorismo e tecnologia

Tempo de leitura: 4 minutos

10/03/2022

Dados do Ipea (2019) projetam que, até 2030, a presença feminina no mercado de trabalho será de 64,3%.

Empresas que possuem maior diversidade apresentam níveis muito mais altos de inovação e colaboração, segundo levantamento da McKinsey, realizado com empresas da América Latina.

A equidade de gênero no mundo corporativo ainda não é uma realidade, mas o espaço ocupado por mulheres vem aumentando, é o que aponta os dados do Ipea (2019) projetando que, até 2030, a presença feminina no mercado de trabalho será de 64,3%.

Em setores como o de inovação, construção, empreendedorismo e tecnologia, essa presença é ainda mais significativa.

Antes vistos como ambientes “masculinos”, esse mercado claramente se encontra em transformação, graças às profissionais que vêm fazendo a diferença e servindo de referência para a futura geração feminina.

Mulheres que inspiram

Júlia Cândido, Gerente de Riscos e Contratos da Andrade Gutierrez, sempre quis ser advogada e iniciou sua carreira como estagiária da empresa. Hoje, gerencia quatro áreas dentro da construtora. “Todos os dias penso nas mulheres que abriram caminhos para a minha geração e espero conseguir fazer o mesmo para as que virão!”, comenta.

Na opinião da Gerente, muitas pessoas não reconhecem a falta de equidade de gênero no mercado ou, quando reconhecem, não se sentem parte do problema.

Para a advogada, as organizações precisam investir, primeiro, na conscientização sobre o tema e sua natureza estrutural. “Esse resultado pode ser acelerado por ações afirmativas, como definição de metas de contratação e promoção de mulheres”, defende Júlia.

É a vez delas na inovação & tecnologia

A baixa participação das mulheres nos cursos de ciências e tecnologia cria um desafio às empresas que buscam aumentar a diversidade em seus quadros.

Dados do programa YouthSpark, da Microsoft, apontam que, somente 18% dos graduados em ciência da computação no país e 25% dos empregados em áreas técnicas de tecnologia da informação (TI) são do sexo feminino.

“Nunca tive medo de ser mulher e estar nessa área, muito pelo contrário, sempre foi um motivo a mais para eu tentar. Hoje em dia, a área de TI é uma das que mais tentam equalizar o mercado entre homens e mulheres”, comenta Ana Karolina Popenga, UI/ UX Design da Signa, startup de soluções digitais que já profissionalizou mais de 500 e-commerces.

Mariana Peres, Engenheira Civil da Andrade Gutierrez, também faz parte da parcela feminina que está mudando essa realidade. Especializada em BIM – Modelagem de Informação da Construção, ela relata que a melhor parte do seu trabalho é propor novas soluções e redesenhar fluxos que impactem positivamente a rotina do usuário.

“Há uma alta demanda de profissionais capacitados a entender e propor ferramentas para a utilização do BIM, além de definir os fluxos e liderar as implementações. É um campo de trabalho cheio de possibilidades, além de sua relevância para a inovação no mercado de construção, e tenho orgulho de estar inserida nele”, explica.

Empreendedorismo feminino

De acordo com a Global Entrepreneurship Monitor, mulheres empreendedoras somam mais de 30 milhões no Brasil, o que representa 48,7% desse mercado.

“O empreendedorismo feminino está muito mais ligado a uma necessidade do que uma questão de orgulho. Milhares de mulheres precisam se reinventar para ter uma renda, e comigo não foi diferente”, afirma Katia Caetano, lojista na Loja Integrada, plataforma para a criação de lojas virtuais mais popular do país.

Kátia criou uma loja virtual há seis anos e atua no mercado distribuindo maquiagem por atacado, mas também apostou na educação e na capacitação de outras mulheres que buscam o sonho de se tornarem donas do próprio negócio. Para isso, sua loja capacita revendedoras.

“O fato de ser mulher e ter destaque profissional ainda pode causar estranheza, mas eu nunca me abati com isso. É impossível parar uma mulher empreendedora determinada e, no que depender de mim, muitas outras empreendedoras virão por aí”, finaliza.

Se você procura por uma contabilidade consultiva, consulte a Alpha Consultores Associados uma empresa de contabilidade em campinas há 30 anos, atendendo com excelência nossos clientes, estamos à sua disposição, entre em contato conosco contato@alphacontabil.com.br

Fonte: Contábeis – Publicado por ANA CLAUDIA SILVA, – original, Loja Integrada, Signa e Andrade Gutierrez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.