Conheça os benefícios da modernização do sistema de cartórios, segundo Ministério da Economia

Conheça os benefícios da modernização do sistema de cartórios, segundo Ministério da Economia

Tempo de leitura: 5 minutos

06/05/2022

Em nota informativa, Secretaria de Política Econômica cita 10 exemplos dos ganhos da MP nº 1.085 para cidadãos e empresas.

Nesta quarta-feira (4), a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia  divulgou uma nota ressaltando os benefícios da modernização do sistema brasileiro de cartório para os cidadãos e para a economia do Brasil.

A Medida Provisória nº 1.085, de 27 dezembro de 2021, em discussão no Congresso Nacional, cria o Sistema Eletrônico de Registros Públicos (Serp), que possibilita o acesso, de forma eletrônica e remota, aos serviços dos cartórios de registros públicos de todo o país, moderniza a Lei de Registros Públicos e aprimora os processos de incorporação imobiliária.

Segundo a SPE, a iniciativa significa menos burocracia, mais respeito ao cidadão e crédito mais barato na economia.

Hoje, cidadãos e empresas perdem tempo e dinheiro ao serem obrigados a estar presentes ou se fazerem representar presencialmente nos mais de 13,4 mil cartórios espalhados pelo país, que abrangem registros civis, de pessoas jurídicas, de imóveis e títulos.

O prazo para que o sistema entre em funcionamento é 31 de janeiro de 2023. Com o Serp, o atendimento ao cidadão e às empresas passará a ser feito de forma digital e padronizada.

Atos e negócios sujeitos a registro poderão ser realizados e consultados pela internet, por meio de um ponto integrado de acesso dos registros públicos.

Os responsáveis pelo sistema serão os próprios cartórios, que constituirão um fundo para possibilitar a operação, cujas despesas deverão ser custeadas pelas receitas já detidas pelos oficiais de registro.

A regulamentação dos padrões e a definição do cronograma de implantação serão de responsabilidade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Benefícios da modernização do sistema de cartórios

A nota da SPE apresenta 10 exemplos de potenciais benefícios da modernização do sistema de cartórios no Brasil. Um deles se refere ao registro de filhos que, hoje, é feito presencialmente.

A medida possibilita que, com o uso do celular, a família envie a documentação necessária para o registro pelo Serp, sem necessidade de deslocamento.

Da maneira como ocorre atualmente, a pessoa tem de se deslocar do hospital-maternidade até o cartório de registro civil das pessoas naturais de seu município para, de posse da Declaração de Nascimento Vivo (DNV), efetuar o registro.

Outro exemplo se relaciona à “peregrinação” pelos cartórios. Segundo a SPE, é comum a todos aqueles que precisam de serviços cartoriais a necessidade de ir a diversos cartórios, por vezes distantes geograficamente.

A descentralização dos registros públicos faz com que o usuário do sistema tenha que percorrer diferentes cartórios para obter certidões e documentos e realizar o procedimento que deseja, como a contratação de um empréstimo, por exemplo.

A implementação do Serp centralizará a busca por dados que se encontram em diferentes cartórios, tornando-os acessíveis pela internet.

O registro e o financiamento de imóveis também serão processos simplificados e agilizados pelo Serp. Para o registro, é necessário, hoje, o comparecimento presencial ao cartório. Além disso, o prazo médio para o registro de um imóvel no Brasil varia de 23 dias, na região Sudeste, a 52 dias, na região Sul.

A MP possibilita que o pedido seja feito de forma eletrônica e, com isso, o tempo para emissão da certidão de registro será de, no máximo, cinco dias úteis.

Já em relação ao financiamento, a medida passa a permitir o acesso ao cartório de maneira remota, a emissão de certidões digitais e a possibilidade de registro com extratos eletrônicos, o que reduzirá os custos cartorários e o tempo gasto para emissão de certidões, além de facilitar a realização dos financiamentos de imóveis por toda a sociedade.

Hoje as pessoas precisam comparecer presencialmente aos cartórios e lidam com a demora por dias para a obtenção de certidões de inteiro teor, forçando retornos diários aos cartórios e esperas desnecessárias.

Prazo

Os demais exemplos mencionados na nota informativa da SPE dizem respeito:

  • aos trâmites para divórcio;
  • ao envio de extratos por meio eletrônico para registro de negócios;
  • ao pagamento dos serviços cartorários com cartões e outras formas eletrônicas (muitos cartórios só aceitam dinheiro em espécie como pagamento);
  • à abertura de inventários pelos sucessores;
  • à aquisição de imóveis na planta;
  • e ao estabelecimento de um condomínio em outro estado (nos casos de imóveis situados na divisa entre dois estados).

O documento pontua: “No Brasil, os cartórios são a forma encontrada para se garantir a verificabilidade do direito de propriedade e para a redução da assimetria de informações entre os agentes econômicos, além de dar publicidade jurídica necessária para diversos atos da vida civil. Entretanto, a organização atual dos cartórios foi construída há cerca de 50 anos, quando os recursos disponíveis eram outros e a vida socioeconômica era em grande parte restrita ao município de residência das famílias”.

Se você procura por uma contabilidade consultiva, consulte a Alpha Consultores Associados uma empresa de contabilidade em campinas há 30 anos, atendendo com excelência nossos clientes, estamos à sua disposição, entre em contato conosco contato@alphacontabil.com.br

Fonte: Contábeis – Publicado por ANANDA SANTOS Jornalista – com informações do Ministério da Economia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.