Como Monetizar o Instagram – Veja as Dicas

Como Monetizar o Instagram – Veja as Dicas

Tempo de leitura: 8 minutos

22/06/2022

Quer saber como monetizar o Instagram e ganhar dinheiro de verdade, mesmo tendo poucos seguidores? Então não perca as dicas desta artigo e comece hoje mesmo a montar a sua estrutura de monetização do seu perfil no Instagram.

Como monetizar o Instagram – Confira as dicas

Para muitos usuários, saber como monetizar o Instagram ainda é um grande desafio, já que ao contrário de outras plataformas, as opções nesta área são bastante restritas.

As redes sociais são um terreno fértil para divulgação e criação de negócios online. Temos diversas maneiras de criarmos modelos de negócios, que baseados nas redes sociais geram um bom dinheiro.

Veja o caso dos YouTubers e Blogueiros, que ganhar um bom dinheiro através de programas como o Google AdSense e outros programas de afiliados.

Outro bom exemplo disso, são os Grupos no Facebook, por exemplo. Não é difícil ganhar dinheiro com um grupo no Facebook, se você trabalhar de maneira técnica e dedicada a este tipo de negócio.

O problema é como monetizar o Instagram, com as limitações que a plataforma possui no momento, como praticamente a impossibilidade de colocar links nas postagens, para ganhar dinheiro com programas de afiliados, por exemplo.

Hoje em dia, você só pode colocar um link na sua Bio e em Stories publicados em perfis com mais de 10 mil seguidores ou contas verificadas.

Instagram já está fazendo testes com links em Stories através de Stickers, mas a implementação deste recurso ainda não está garantida.

Uma opção para quem possui um número de seguidores elevado é através do Marketing de Influência. Os influenciadores digitais descobriram esse caminho e estão se saindo muito bem.

A pergunta é: Por que ficar restrito a esse modelo se existem diversas outras formas para se ganhar dinheiro no Instagram, mesmo com as limitações existentes?

Ganhar dinheiro no Instagram é uma arte. Para superar essas limitações você terá que desenhar um modelo de negócio que se adapte às limitações impostas pela plataforma.

Quer saber como monetizar o Instagram e transformá-lo em uma fonte de renda consistente? Então confira algumas sugestões que listamos abaixo.

Saiba como monetizar o Instagram

Confira abaixo algumas ideias de como monetizar o Instagram para gerar uma receita baseada em seu conteúdo e a audiência que você pode construir.

1 – Monetização do Instagram com programas de afiliados

Essa é uma maneira clássica para se ganhar dinheiro na Internet. A estratégia de geração de vendas através do marketing de afiliados, cresce a cada ano, com um número cada vez maior de empresas recorrendo a essa opção de venda online.

O número de plataformas de afiliados também não para de crescer. Hoje em dia temos no Brasil plataformas como a MonetizzeHotmartAwin e outras que nos permitem vende praticamente qualquer coisa através de programas de afiliados.

Como monetizar o Instagram com programas de afiliados? Simples, gere conteúdo de qualidade sobre o produto de afiliado que você está divulgando e coloque seu link na Bio do seu perfil.

Simples assim? É, e eu vou te dar um exemplo real sobre essa estratégia de monetização do Instagram que está dando um ótimo resultado.

O perfil @colorindo.suculentas, se destaca no Instagram como uma referência na área de plantas suculentas e cactos. Ele construiu o que chamamos de uma Autoridade em sua área. Como monetizar o Instagram é uma questão de referência, ele seguiu este caminho.

Como ele monetiza o Instagram? Simples, ele divulga um e-book sobre como deixar as suculentas coloridas, um produto de afiliado que ele conseguiu no Hotmart.

Esse é um modelo que pode ser facilmente replicado para uma série de outros produtos de programas de afiliados, desde que se enquadrem, é claro, nas diretrizes de produtos permitidos no Instagram.

Essa é uma forma de monetizar o Instagram que não irá exigir de você um investimento inicial muito grande e pode ser implementada rapidamente. O único investimento que você terá será na hora de impulsionar as suas publicações.

Dá trabalho? Claro que dá, mas eu confesso que em meus mais de 20 anos de Internet, nunca vi nenhuma forma de se ganhar dinheiro online sem trabalhar muito.

Para saber mais sobre como monetizar o Instagram neste modelo de negócio, sugerimos que você leia o artigo Como Ganhar Dinheiro Com Marketing de Afiliados.

2 – Monetização do Instagram com uma loja online

Montar uma loja virtual no Instagram é uma maneira interessante de monetizar o seu perfil, e nesse ponto, podemos dizer que a plataforma vem oferecendo cada vez mais recursos, o que cria mais opções para quem deseja monetizar o Instagram.

É uma solução mais sofisticada, é claro, pois envolve uma série de ações, como por exemplo:

  • Criação de uma Fan Page no Facebook;
  • Conexão da página com o perfil no Instagram;
  • Criação de uma loja virtual na plataforma;
  • Cadastro de produtos no Catálogo;
  • Criação de postagens no Instagram e marcação de produtos.

Para quem possui uma loja online, montar essa estrutura, para poder vender os seus produtos utilizando o Instagram Shopping, é fundamental. Afinal de contas, as redes sociais estão no cardápio de qualquer plano de marketing digital que se preze.

e-commerce de moda no Instagram, por exemplo, faz grande uso desse recurso de montar uma loja virtual no Instagram, para criar mais um canal de venda para os seus produtos. Crie uma estratégia de vendas no Instagram e comece a montar a sua estrutura.

Com o crescimento do Social Commerce, a venda de produtos pelas redes sociais vem ganhando cada vez mais força, e uma das formas de monetizar o Instagram é justamente através de uma loja virtual nessa rede social.

Como monetizar o Instagram sem ter que ter essa trabalheira toda de criação da loja virtual no Facebook? Seria possível?

Sim. Você também pode criar uma loja virtual no Instagram utilizando aplicativos, como por exemplo, o Bagy, que facilita em muito todo o trabalho técnico que citei anteriormente. Essa é uma das ferramentas opara Instagram mais adequadas para este caso.

Para monetizar o Instagram de forma inteligente usando essa estratégia, você precisará de uma boa estratégia de marketing no Instagram, focada no público-alvo principal do seu negócio.

Para saber mais sobre como monetizar o Instagram com este modelo de negócio, sugerimos que você leia o nosso artigo Como Criar Uma Loja Virtual no Instagram.

3 – Monetização do Instagram através do marketing de influência

Como monetizar o Instagram é também trabalhar com o poder da sua audiência, que na verdade é um grande ativo digital nos dias de hoje, trabalhar como o marketing de influência é uma ótima alternativa para os criadores de conteúdo monetizarem o seus perfis no Instagram.

Para os perfis que produzem conteúdo relevante e além disso possuem um grande número de seguidores que interagem de forma constante, vale a pena trabalhar com o modelo de marketing de influência.

Hoje em dia, temos até agências especializadas em influenciadores no Instagram, que podem funcionar como fonte de captação de clientes para que você possa monetizar o Instagram e ganhar dinheiro com a sua audiência.

Como monetizar o Instagram usando apenas a sua audiência, sem patrocinador nem nada? Simples, recentemente foi lançado o Selo no Instagram, uma forma de monetização de Lives, que também pode funcionar na monetização do seu perfil.

Da mesma forma que citei que outras ideias sobre como monetizar o Instagram demandam trabalho sério, no caso dos Influenciadores Digitais temos a mesma situação. É muito trabalho e técnica na gestão de redes sociais.

Essa é uma alternativa de monetização do Instagram que leva um pouco mais de tempo para começar a dar retorno, afinal de contas, ninguém se torna um influenciador digital da noite para o dia.

Para saber mais informações sobre esta opção de monetização do Instagram, sugerimos que você leia o artigo Como se Tornar Um Influenciador Digital.

Saber como monetizar o Instagram pode ser o caminho para quem está dando seus primeiros passos nesta área, seja para ganhar uma renda extra no Instagram, ou para montar um negócio online totalmente baseado na plataforma.

Mantenha-se em dia com dicas sobre como monetizar o Instagram, estratégias de marketing e notícias, assinando a nossa Newsletter.

Se você procura por uma contabilidade consultiva, consulte a Alpha Consultores Associados uma empresa de contabilidade em campinas há 30 anos, atendendo com excelência nossos clientes, estamos à sua disposição, entre em contato conosco contato@alphacontabil.com.br

Fonte: Mulheres Empreendedora.NET – Por Alberto Valle no blog da Academia do Marketing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.