Tempo de leitura: 6 minutos
26/05/2022
O Joint Business Plan (JBP) ou Plano de Negócio é um conjunto de estratégias executadas a longo prazo entre indústria e varejo, visando alcançar resultados positivos para todas as partes, incluindo o consumidor final.
Diferentemente do que muitos possam pensar, o JBP não é uma estratégia de vendas de um produto ou serviço. O aumento do faturamento das empresas envolvidas no Joint Business Plan pode ser um dos objetivos do planejamento, mas ele não se resume em vendas.
“Para mim, o JBP é sinônimo de uma construção a quatro mãos. Juntamos os objetivos da indústria, do varejo e até uma visão pessoal dos profissionais que trabalham nesse tipo de planejamento. A partir disso, montamos um calendário de execução. Acredito que dessa forma levamos a estratégia a outro patamar e os resultados são melhores.”
Explica Isabella Barbara, Executiva de E-commerce na Softys.
Portanto, de uma forma prática, o JBP envolve:
Como dizemos anteriormente, o planejamento do JBP não se resume a vendas assim como essa estratégia também não está relacionada a uma longa reunião.
O Joint Business Plan requer um longo estudo sobre o mercado, as empresas envolvidas, os objetivos que deverão ser trabalhados e a execução.
Dentre os objetivos de JBP a sua companhia pode por exemplo ter o desejo de:
- Aumento de faturamento;
- Desenvolvimento tecnológico;
- Expansão de canais de vendas;
- Fortalecimento da marca;
- Aumento do ticket médio dos produtos;
- Criação de novos canais de vendas;
- Criação de novos produtos.
São vários os objetivos que uma empresa pode querer alcançar, mas é importante priorizar as escolhas. Caso você tenha dúvida sobre como criar o planejamento da sua empresa ou de que forma fazer a escolha de objetivos, nesse book detalhamos cada fase da criação de JBP.
Por que a minha empresa deve investir na criação de um JBP?
Essa é uma resposta muito simples de se responder. As empresas, independentes do tamanho e do segmento, devem investir nessa estratégia porque o JBP traz resultados efetivos!
A seguir, listamos alguns dos resultados que a sua empresa também pode conseguir com esse tipo de planejamento.
1. Aumento da representatividade da empresa no mercado
Enquanto muitas empresas apenas seguem a fluxo para aumentar suas vendas, no JBP as indústrias e varejos fazem estudos e desenvolvem estratégias conjuntas para chegar ao objetivo final. Com esse alinhamento, as marcas chegaram a resultados surpreendentes.
“Com ações de JBP, nós conseguimos mais que duplicar a representatividade da nossa marca no mercado online e em 2020 podemos até triplicar essa expansão. Também tivemos um resultado positivo de governança das ações da nossa empresa. Isso significa que houve um alinhamento das ações da companhia, hoje todos sabem o caminho que precisamos seguir.”
Explica Heloisa Sevciuc, Digital Transformation na Nestlé Purina.
Outra empresa que também teve bons resultados relacionados à expansão de mercado foi a Coop, a maior Cooperativa de Consumo da América Latina. A Coop foi criada há mais de 60 anos e a organização é experiente no desenvolvimento de estratégia de JBP.
Atualmente a Coop trabalha nesse tipo de projeto com aproximadamente 40 a 50 fornecedores, sobretudo grandes indústrias.
“O JBP é uma prática frequente no nossa rotina. Estamos aprimorando os nossos processos cada vez mais e tratando os nossos desafios de forma igualitária entre indústria e varejo. Quando isso acontece os resultados vêm. Em um único produto, por exemplo, conseguimos aumentar o faturamento em 25%.”
Exemplifica Gustavo Ramos, Diretor adjunto de Comercial e Marketing na Coop.
2. Redução do tempo médio de entrega dos produtos
Os problemas com logística estão entre os principais desafios na execução das empresas, seja para marcas que atuam no ambiente online ou offline. Esse é um problema que afeta toda a cadeia: indústria, varejista e consumidor final.
No caso da Goodyear, fábrica de pneus para automóveis, o tempo médio de entrega dos produtos nas regiões Norte e Nordeste levava durava mais de 30 dias, o que era considerado um período longo pela empresa.
“Na logística que tínhamos, os produtos saíam da fábrica em São Paulo, seguiam para o centro de distribuição da empresa em Pernambuco e depois a gente começava as entregas. Esse processo fazia com que os clientes recebessem a mercadoria com 45 dias, quando não havia imprevistos”, explica Maria Liz Fraga, Business Advisor Account na Goodyear.
A solução para o problema relacionado à logística da empresa foi um dos objetivos do JBP da Goodyear. A fabricante reuniu os parceiros, envolveu as equipes operacionais e depois de alguns testes o grupo chegou na solução.
“Para chegar ao resultado que queríamos, tivemos que refazer a nossa rota de distribuição. Com a nova estratégia, incluímos uma nova forma de entrega, desta vez, saindo de São Paulo direto ao destino final. O resultado foi a redução do tempo médio de 45 para 12 dias. Isso afetou positivamente todos os envolvidos no processo, porque os nossos clientes reduziram o custo de investimentos imobilizado no estoque”, conclui Maria Liz Fraga.
3. Melhora no relacionamento entre indústria e varejo
Quando as empresas assumem o compromisso de participar de um Joint Business Plan, está sendo firmada uma parceria. Dessa forma, elas estão unidas por um compromisso, o que faz com que as relações fiquem mais próximas.
“Quando os resultados começam a aparecer o relacionamento entre as empresas fica ainda melhor porque os objetivos são construídos em conjunto. Ganhamos uma maior proximidade entre as equipes e isso reflete no resultado final”, explica Maria Liz Fraga, Business Advisor Account na GoodYear.
O Diretor Adjunto de Comercial e Marketing da Coop, Gustavo Ramos, também concorda com os ganhos em relacionamento proporcionados pela implantação do JBP.
“Na maioria dos casos, é possível resolver as demandas com conversas maduras, com os dois lados descobrindo a raiz do problema e elaborando um plano de ação”, conclui Gustavo.
Se você procura por uma contabilidade consultiva, consulte a Alpha Consultores Associados uma empresa de contabilidade em campinas há 30 anos, atendendo com excelência nossos clientes, estamos à sua disposição, entre em contato conosco contato@alphacontabil.com.br
Fonte: https://dcx.lett.digital/ – Postado por: