Tempo de leitura: 4 minutos
05/04/2022
O preenchimento da declaração do Imposto de Renda por certificado digital garante agilidade para os contribuintes.
Os contribuintes podem declarar o Imposto de Renda de forma simplificada por meio do certificado digital.
De acordo com o CEO da Qualitycert , Ney Pinheiro, o certificado digital reduz em até 40% o tempo de preenchimento da declaração do Imposto de Renda.
Com o certificado digital, o contribuinte não precisa baixar o programa da declaração do Imposto de Renda para o computador. O preenchimento pode ser feito pelo Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC).
“Ao acessar o e-CAC com o certificado digital, o contribuinte pode consultar as declarações enviadas nos últimos anos, o que possibilita o cruzamento de dados, o preenchimento das informações e ainda, reduz as chances de cair em malha”, explica.
Certificado digital no Imposto de Renda
O certificado digital é cada vez mais utilizado no Imposto de Renda, pois permite acessar a declaração de anos anteriores, realizar o pré-preenchimento automático, consultar dados reais de pagamentos e até retificar de forma facilitada.
Para isso, é preciso:
- Acessar o Portal do e-CAC;
- Selecionar entrar com gov.br;
- Na janela que abrirá, selecione a opção certificado digital e siga as instruções da página para onde você será remetido.
Depois de criar a sua conta gov.br ou se já tiver uma, acesse o e-CAC selecionando a opção “certificado digital”.
Ao acessar, selecione a opção Meu imposto de renda (extrato DIRPF). Em serviços, procure o tópico “declaração” e selecione a opção “preencher declaração online”.
Declarações de anos anteriores
As declarações de Imposto de Renda podem ser acessadas pelo Portal e-CAC utilizando o certificado digital.
Pelo site, é possível acessar as declarações de anos anteriores, assim como solicitar a cópia dos documentos.
Essa funcionalidade permite mais transparência em relação às informações prestadas e garante menos chances de erros devido a facilidade do cruzamento de dados.
Pré-preenchimento automático
Para gerar a declaração pré-preenchida do IRPF, é necessário selecionar a opção “Iniciar Declaração a partir da Pré-Preenchida” depois que acessar o Portal e-CAC usando o certificado digital.
Com a declaração pré-preenchida, é possível fazer tanto a declaração completa, quanto a simplificada.
O documento traz informações sobre rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais.
Dados reais de pagamentos
Os valores reais do Imposto de Renda retido na fonte e de eventuais atividades imobiliárias e de saúde são gerados automaticamente na declaração de Imposto de Renda pré-preenchida a partir do cruzamento com:
- Declarações das fontes pagadoras (DIRF);
- Declarações das pessoas jurídicas do ramo imobiliário ou equiparadas (Dimob);
- Declarações dos prestadores de serviços de saúde (DMED).
Retificar o Imposto de Renda
Quando o contribuinte observar que enviou alguma informação errada ou que esqueceu de colocar algum dado, a retificação da declaração do Imposto de Renda pode ser feita diretamente no Portal e-CAC usando o certificado digital.
É possível retificar as declarações dos últimos cinco anos. Para isso, é preciso ter o número que recebeu da declaração entregue que deseja corrigir.
Vale lembrar que é possível resgatar o número no próprio Portal e-CAC em “Cópia do Recibo de Entrega” na seção Meu Imposto de Renda.
Certificado digital
O certificado digital surgiu como uma solução de identidade eletrônica para pessoas físicas e jurídicas no Brasil em 2001, com a Medida Provisória nº 2.200/02.
A partir de uma autoridade certificadora, o documento é gerado e passa a ter validade jurídica. “A tecnologia reduz a burocracia, otimiza tempo, oferece praticidade e segurança”, explica Ney Pinheiro.
As informações compartilhadas no ambiente virtual ficam protegidas pelo sistema criptografado com acesso exclusivo para quem tem as chaves de segurança.
A certificadora é credenciada a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e é habilitada para a emissão de certificados digitais e para operar como Prestador de Serviço de Suporte para o credenciamento de Autoridades de Registro em sua infraestrutura.
“Oferecemos segurança em certificação digital às empresas de todos os portes e setores, pessoas físicas e profissionais liberais. Além disso, somos a única empresa que oferece garantia do certificado durante o período de vigência, além de estar presente no Brasil todo”, enfatiza o CEO da Qualitycert, Ney Pinheiro.
Certificado Digital em Campinas e Região é com a Birô Nova Era certificadocampinaseregiao.com.br
Se você procura por uma contabilidade consultiva, consulte a Alpha Consultores Associados uma empresa de contabilidade em campinas há 30 anos, atendendo com excelência nossos clientes, estamos à sua disposição, entre em contato conosco contato@alphacontabil.com.br